Deve ser alguma piada (muito sem graça) a matéria no portal da saúde que afirma que a aprovação dos serviços de saúde no Brasil supera 86%. Ou vão dizer que fomos só eu, minha esposa e todos aqueles que encontramos nas filas dos postos de saúde para, graças a Deus, somente se imunizar contra o H1N1, que não gostaram da sina para encontrar a vacina.

Sendo diabética, minha esposa deveria ter se vacinado na segunda etapa da campanha que, de acordo com notícia do portal da saúde, iria até a sexta-feira, 02 de abril "independentemente do feriado nacional". No entanto, o que vimos durante a semana passada, e que se repete nesta primeira semana da terceira etapa, foi um show de incompetência do sistema de saúde. Uma aula de gerência de projetos.

Em primeiro lugar, em todos os postos as vacinas acabam diariamente entre 10:00 e 12:00. Na quinta-feira, 01 de abril, fomos até à regional de nossa área que informou que estavam vacinando no hospital "Casa da criança". Quando chegamos lá, depois de conseguirmos passar por um segurança que queria nos despachar da porta mesmo, ouvimos um "acabou de acabar, agora só segunda-feira". Ah, entendi, deve ter sido uma piada de primeiro de abril lá na regional.

Ainda me culparam dizendo que eu estava pensando mal dos servidores só porque eu achei que estivessem escondendo as vacinas para aproveitarem o feriado. É que a coisa era oficial. Na véspera da sexta-feira da paixão, o portal da saúde publicou notícia dizendo que: "em virtude do feriado desta sexta-feira, a segunda etapa (...) deverá continuar ao longo da próxima fase". Mas é claro, esqueci que todo prazo no Brasil é sempre adiado (menos o imposto de renda) ainda mais em véspera de sexta-feira santa.

Finalmente, depois de procurar em três postos de saúde na segunda-feira, 05 de abril e não conseguir, acordamos cedo na terça e ligamos para o posto próximo de casa. Ouvimos que tinha vacina, mas poucas. Trocamos de roupa e fomos correndo para lá. Conseguimos finalmente tomar a vacina! A atendente falou que estavam fracionando o envio das vacinas. Vai ver eu estava querendo muito chegar a qualquer momento em qualquer dia dentro do prazo marcado, afinal, a aprovação dos serviços de saúde no Brasil ainda não é 100%. 

SEXTA FEIRA CIDADÃ. Esse post é uma publicação compartilhada dos blogs Teoria Y e Criticidade Cristã.

0 Comments:

Post a Comment



Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial