Tenho alguns bons amigos e isso é ótimo! Pela minha personalidade, sempre que penso neles, tendo a focar nos aspectos mais objetivos de nossas relações. Penso no quanto eles já me ensinaram, em como posso contar com eles em situações difíceis. Recentemente, um desses grandes amigos, num comentário, me "lembrou" que, além de tudo isso nós nos divertíamos bastante em nossas conversas. Parecia óbvio, mas aquelas palavras me fizeram pensar numa pequena lista de atributos para uma boa amizade:

  1. São divertidas. Claro! Muitas vezes a diversão é o carro-chefe de uma amizade. E é muito legal estar com alguém em que se confia mas, ao mesmo tempo, pode sair com "tiradas" e planos inusitados de uma hora para outra;
  2. Ensinam algo. Bons amigos, constantemente, fazem ou falam algo que nos torna melhores. Por nos conhecerem, apontam em direções que não estamos acostumados a ver e nos dão mais alternativas;
  3. São sinceras. As boas amizades não precisam se preocupar em se expor ao outro ou, ainda, em dizer algo desagradável para o bem do outro;
  4. Buscam o melhor para o outro. Mesmo quando o outro não quer, um verdadeiro amigo busca sempre o melhor para o outro. Pode ser, por exemplo, aquele chato que nunca perde a oportunidade de falar mal de um hábito ruim seu;
  5. São mútuas. É difícil imaginar uma boa amizade, no longo prazo, quando apenas um lado é ativo.
    A lista poderia incluir muitos outros pontos (sua contribuição é sempre bem-vinda) mas, quando observo todas as qualidades de um bom amigo, percebo que, às vezes, ando "farrapando" com um bom amigo que sempre me ensina algo, é sincero quando preciso e quer sempre o melhor para mim...

    2 Comments:

    1. Renata Nascimento said...
      Ainda bem que O Bom Amigo não desiste da gente.
      Newton said...
      É verdade! É isso que pode nos dar confiança.

    Post a Comment



    Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial