No último versículo do livro de Jonas, Deus diz ao profeta: "e não hei de ter compaixão da grande cidade de Nínive, em que há mais de cento e vinte mil pessoas, que não sabem discernir entre a mão direita e a mão esquerda(...)?" No contexto do versículo, discernir entre as mãos direita e esquerda significa discernir o certo do errado. Pergunto-me quão distante estamos da "grande cidade de Nínive, sobretudo quando vejo casos como o o vereador que, além de fazer barulho demais em uma festa, agride porteiro e síndica que tentavam administrar a situação ou o twitter da lei seca, que recebeu uma homenagem dos vereadores da grande cidade do Rio de Janeiro.


Não se trata de escândalos de corrupção, desvio de verbas, caixa dois ou coisa do gênero. Estamos falando de situações de julgamento aparentemente simples em que esses representantes parecem ter perdido qualquer noção de limites. O twitter em questão se autodenomina uma "conta para informações on-line sobre blitz de Lei Seca no RJ, que tanto atrapalham o trânsito e ferem nosso direito de ir e vir." Através dessa conta, os usuários podem ser informados instantaneamente onde ocorrem as operações da polícia e optar por caminhos alternativos. Mais de 60 mil pessoas estão cadastradas para receber esses informes.

Na narrativa bíblica, Deus envia Jonas para pregar contra a cidade e proclamar o juízo divino. Todos na cidade se arrependem, inclusive seu Rei, o que a salva da destruição. O comportamento desses vereadores mostra apenas o que qualquer observador da política brasileira pode constatar: os conceitos morais dos nossos representantes são absolutamente distorcidos. Ao que parece, a nossa grande cidade é pior que a grande cidade de Nínive.

0 Comments:

Post a Comment



Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial